Olimpíadas 2016: Comissão de Turismo discute o dia seguinte
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira, 08, audiência pública para debater medidas para captação de turistas estrangeiros para o Brasil pós-olimpíadas. O debate foi sugerido pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ). “As Olimpíadas estão aí, todos os hotéis do Rio de Janeiro vão encher, então não é preciso divulga-las, elas já vão promover a atração de turistas suficientes. Agora, é preciso discutir o dia seguinte. Há uma expansão da rede hoteleira no Rio e é indispensável que tenha toda uma agenda de eventos para que os hotéis fiquem cheios e o fluxo de turistas permaneça positivo para o Rio e para o Brasil depois dos jogos”, explicou Leite.
Para o presidente da Comissão de Turismo, deputado federal Herculano Passos (PSD-SP), a continuação da vinda de turistas estrangeiros após os Jogos Olímpicos depende de investimentos em publicidade. “Os jogos serão um evento tão bom para o Brasil quanto foi a Copa, mas é preciso melhorar a infraestrutura e a divulgação do país como ponto turístico não pode parar”, avaliou Herculano.
O presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio, defendeu que o governo e a iniciativa privada têm que aproveitar a presença da imprensa mundial para incrementar a divulgação. “É uma oportunidade de convidarmos milhares de jornalistas para visitarem pontos turísticos e gerarem essa demanda para os canais de comunicação e para os espectadores de fora. É uma forma de divulgação praticamente gratuita.”
José Antônio Parente, presidente substituto da Embratur destacou que os investimentos em publicidade são escassos e que este é um dos principais problemas a serem solucionados. “Em 2015, a Embratur investiu 17 milhões de dólares em promoções. O México investiu 477 milhões de dólares e o Equador, um país pobre da América Latina, 96 milhões. Então nós esperamos, com o apoio da Câmara, reverter essa questão do financiamento dessas promoções, pois sem divulgação do Brasil no exterior, nós não conseguiremos aumentar o fluxo do turismo”.
Nesta sexta-feira, 10, uma comitiva de deputados da Comissão de Turismo, liderada pelo deputado Herculano, estará no Rio de Janeiro para uma reunião com o prefeito Eduardo Paes, e para vistoria em pontos específicos, como a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico. Os parlamentares querem ver como estão os preparativos para recepção de turistas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O turismo nessa época de jogos olímpicos devem trazer alguma contribuição para nosso país.
Bom artigo.
Quando penso que já cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.
Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.